segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Solos

Resultado de imagem para Fotos de solo
O solo é parte superficial da crosta terrestre. É resultado da decomposição e degradação das rochas, pode ser eluvial, quando formado no próprio local onde se encontra ou aluvial, formado por sedimentos transportados de outros locais.
Os solos podem ser:
Arenosos, normalmente encontrados em regiões litorâneas como restingas e praias.
Argilosos, solos impermeáveis de diversas origens como o Salmorão do centro sul brasileiro.
Argiloso-arenoso, solos úmidos, conhecidos como solos de Várzea.
Horizontes - o solo possui diversas camadas com cores e texturas diferentes. A essas camada chamamos de horizonte. Elas variam conforme a sua profundidade e a mais superficial é denominada de camada A. Trata-se da camada mais externa e a mais propicia a ação direta de agentes externos, e é a camada mais rica em húmus. A mais profunda camada recebe o nome de D, e trata-se da rocha que ainda não sofreu alteração.
Sobre tipos de solo (latossolo), cor cinzentos muito úmidos e suas classificações (Azonais).
Maritimidade e Continentalidade
A maritimidade age regulando o clima da região litorânea. A variação da temperatura nesses lugares e pequena, pois as águas dos oceanos se aquecem e se resfriam de maneira lenta, pois a temperatura em regiões litorâneas são mais estáveis do que no interior dos continentes.
Em regiões localizadas no interior dos continentes, durante o dia e durante o ano os verões são mais quentes e invernos mais frios, do que nas regiões litorâneas. Isso ocorre devido a continentalidade que determina as variações térmicas.
Correntes Marítimas
As correntes marítimas influenciam e alteram o clima de maneira intensa, pois tratamse de rios dentro do mar.
As correntes quentes fazem o trabalho de aquecer o litoral em que passam. Um exemplo é a corrente do Golfo, influenciando no clima da Europa Ocidental.
As correntes frias podem influenciar no aparecimento de regiões desérticas, pois as águas frias apresentam baixa umidade para atmosfera. Exemplos de correntes marítimas frias: Benguela e a de Humboldt.
                                                                                                                                          Geografia 1° ano. Ed.Positivo, projeto eco. Imagens:google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário