terça-feira, 3 de outubro de 2017

Comunidade Andina (Can)

Imagem relacionada
A Comunidade Andina, Grupo Andino ou Pacto Andino é um bloco econômico instituído em 26 de maio de 1969 pelo Acordo de Cartagena. O bloco foi chamado de Pacto Andino até 1996.  A atual nomenclatura foi concebida em 1997.
Seus países - membros são Bolívia, Colômbia, Equador e Peru que criaram uma União Aduaneira e Econômica para fazer restrições à entrada de capital estrangeiro, com base em estudos da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), órgão da ONU. 
Em 1973, com a subida ao poder do general Augusto Pinochet, o Chile retirou-se do Pacto, abrindo sua economia ao mercado externo, principalmente aos Estados Unidos.  
Argentina, Chile, Brasil, Paraguai e Uruguai são países - associados, enquanto México e Panamá são países - observadores. Em 2006, a Venezuela desligou-se do bloco para tornar-se parceira do Mercosul.
Hoje, o grupo de países remanescentes objetiva criar um mercado comum, em ao processo de globalização econômica que exige a formação em bloco para melhor defesa de seus interesses e promoção integrada do seu desenvolvimento.
A Comunidade Andina apresenta uma população de aproximadamente 120 milhões de habitantes, um território aproximado de 3 798 quilômetros quadrados.
A cidade sede é Lima, no Peru.

Ed. Saraiva. Geografia, A dinâmica do espaço mundial. Imagens Google. camara.leg.be/merosul.blocos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário