segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Rochas e suas formações

Resultado de imagem para fotos de rochas
As rochas e os minerais formam a crosta terrestre. Os minerais são resultados de processos inorgânicos, de substancias químicas encontradas na natureza. Normalmente são sólidos com exceção da água e mercúrio, e possuem diversas propriedades como fraturas, estrutura e dureza.
As rochas são agregados naturais encontrados na natureza, formados por dois ou mais minerais, um exemplo é o granito formado por quartzo, feldspato e mica.
Elas podem ser classificadas em magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas Magmáticas (ou ígneas)
São formadas conforme a solidificação do magma no interior da Terra ou na superfície, e por esse motivo podem ser subdivididas em: intrusivas e extrusivas.
Intrusivas, Plutônicas, ou Abissais, são formadas com o resfriamento do magma nas profundezas do planeta. Exemplo granito e diorito;
Extrusivas ou vulcânicas são formadas através da solidificação do magma na superfície terrestre. Exemplo: basalto e obsidiana.
Rochas Sedimentares
Formadas por detritos ou sedimentos oriundos de outras rochas, resultam de rochas que sofre processo erosivo, atividades químicas, físicas, eólicas e ação de seres vivos. São exemplos de rochas sedimentares, areia, calcário, arenito, tílito.
Rochas Metamórficas
São formadas através da transformação de outras rochas que sofreram alterações naturais devido ao calor ou pressão do interior da Terra, e acabem ganhando uma nova estrutura. Exemplo: mármore, quartzito e gnaisse.
Dinâmica do relevo (agentes internos e externos)
A superfície terrestre se encontra em constante mudança, e isso se deve às forças internas (endógenas estruturais) e as forças (exógenas esculturais). Identificamos o relevo através da suas principais formas: Montanhas, Planaltos, Planícies e Depressões.
Montanhas são grandes elevações que apresentam maior altitude, possuem encostas íngremes e vales profundos. Existem montanhas que tem origem a partir de dobras, falhas, montanhas vulcânicas e de erosão e muitas vezes formam cadeias e complexos extensos. Exemplo de montanhas: a cordilheira dos Andes situada na América do Sul, a Alpes na Europa, o Himalaia na Ásia e as Montanhas Rochosas localizadas na América do Norte;
Planaltos são superfícies elevadas com bordas escarpas resultantes do trabalho erosivo sobre rochas cristalinas ou sedimentares. De acordo com o professor Jurandyr Ross, planalto é toda superfície que apresenta irregularidade e altitudes acima de 300 m;
Planície é a superfície plana que recebe sedimentos, São áreas de depósito, com no máximo 100 m de altitudes normalmente formadas por rochas sedimentares. (tratam-se de terrenos suaves);
Depressões são áreas mais baixas do relevo (mais ou menos) planas que sofreram erosão. Podem ser divididas em:
A) Depressões Relativas que estão acima do nível do mar, porém abaixo das superfícies próximas. Exemplo: depressões periféricas (São Paulo).

B) Depressões Absolutas que estão abaixo do nível do mar, exemplo mar morto (Ásia) com 392 m abaixo do nível do mar.

 Geografia 1° ano. Ed.Positivo, projeto eco. Imagens:google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário