segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Questão basca

Os bascos são um grupo étnico minoritário que habitam a região norte da Espanha e sul da França há mais de 5 mil anos. São cerca de 2,5 milhões de pessoas que possuem identidade, idioma e cultura próprios, constituindo - se numa verdadeira nação no interior desses países.
Na França, a convivência é relativamente pacífica. Porém, na Espanha, durante a ditadura de Francisco Franco (1892 - 1975) os bascos foram impedidos de se expressar em seu próprio idioma, comemorar suas festas nacionais e manifestar sua cultura. A repressão de Franco forjou um forte movimento nacionalista e a formação de grupos de resistência política. 
Alguns desses grupos fazem o uso de armas e ações terroristas. Terminado o período de ditadura franquista (1939 - 1975), os bascos reconquistaram relativa autonomia, consolidado pela criação da Região Autônoma do País Basco, com sistema de impostos e Parlamento próprios.
A organização terrorista Euskadi Ta Azkatasuna (ETA), que significa "Pátria Basca e Liberdade" criada durante a ditadura de Franco, realiza atentados desde o final dos anos 1960, com o objetivo de pressionar o governo espanhol a reconhecer a independência total do País Basco.
Hoje, a maioria basca, apesar de almejar a independência e a constituição de um Estado soberano, não apoia o terrorismo, não só pela aversão a esse método de luta, mas também pela autonomia conquistada e pelo elevado desenvolvimento econômico que garante boa qualidade de vida à população dessa região do país. Em 2010, o ETA renunciou à  luta armada e no ano seguinte um partido separatista basco, o Sortu (nascer no idioma basco), foi legalizado)e pretende lutar pelo separatismo pela via parlamentar.   
O País Basco, é uma referência para a Catalunha, pois arrecada e dá destino a seus impostos. O Estado central da Espanha arrecada a maior parte dos impostos e depois compartilha o recebido entre as 17 regiões que o compõem. As únicas exceções são o País Basco e a vizinha Navarra. O sonho dessas regiões, autonomia e soberania.

Território e sociedade no mundo globalizado. Ed. Saraiva. Revista digital, Carta Capital.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário