segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Agentes internos e externos, formadores do relevo

Imagem relacionada
Agentes Internos
Tectonismo - Também conhecido como movimento tectônico. De todos os agentes internos é o mais lento e duradouro, e influencia no relevo deformando as rochas que constituem a crosta terrestre.
Sua ocorrência se dá através de dobras e falhas também conhecidas por fraturas.
Tectonismo - Também conhecido como movimento tectônico. De todos os agentes internos é o mais lento e duradouro, e influencia no relevo deformando as rochas que constituem a crosta terrestre.
Sua ocorrência se dá através de dobras e falhas também conhecidas por fraturas.
Movimentos Epirogenéticos
São movimentos por forças verticais que causam o soerguimento ou abaixamento da crosta terrestre. Esses movimentos provocam transgressões e regressões marinhas.
Movimento Orogenéticos
São ocasionados por pressões do interior da Terra, tanto verticais quanto horizontais, e têm atuação em todas as placas. Este movimento provoca dobramentos e falhas dando origem às montanhas.
Abalos sísmicos - são provocados por forças no interior da Terra, causando vibrações nas camadas da crosta terrestre. Quando surgem na superfície terrestre recebem o nome de terremotos e se surgidos nos oceanos, são chamados de maremotos ou tsunami provocando enormes ondas que atingem as ilhas ou continentes.
Vulcanismo - recebem este nome os fenômenos e fatos relacionados às atividades vulcânicas. Corresponde a chegada do magma que se encontra abaixo da crosta, com temperaturas altíssimas e em estado de fusão, resultante de grandes pressões ocorridas no interior ou abaixo da crosta.
Hipocentro – situado no interior da crosta onde surge o sismo.
Epicentro – o local na superfície sobre o hipocentro, neste ponto o terremoto e sentido de maneira mais intensa.
Áreas Com Maior Concentração Vulcânica
Círculo do Fogo Pacífico (Ilhas Aleutas);
Eixo Mar Mediterrâneo (Itália, Grécia e Cáucaso);
A dorsal do Atlântico (Islândia aos Açores e Canárias);
As fossas da África Oriental (Mar Vermelho).
Agentes Externos
A ação dos agentes externos não é tão violenta quanto às dos agentes internos, pois atuam no relevo de maneira a uniformizá-lo, seja por acumulação de sedimentos ou pela erosão, que é o desgaste do terreno. Temos como agentes externos o intemperismo, águas correntes, ventos, águas oceânicas, geleiras e seres vivos.
O intemperismo é o desgaste físico (temperatura), químico (água) e biológico (seres vivos), das rochas e minerais da superfície terrestre.
Ele age de maneira a desintegrar e decompor as rochas.
As águas correntes, são consideradas o agente externo mais importante, compreendendo-se por enxurradas, torrentes e rios.
Enxurradas – Normalmente formadas após as chuvas, com ocorrências em terrenos acidentados, onde existe um certo declínio dificultando a infiltração.
Possuem uma grande capacidade de erosão, de acordo com o volume de água.
Torrentes – agem em áreas montanhosas, e tratam-se de cursos periódicos, causado por chuvas torrenciais ou degelo.
Rios – as águas dos rios, agem transportando e depositando materiais.
Quando a erosão causada pelos rios escava o leito por onde passa, recebe o nome de erosão fluvial.
Obs.: O vale é construído através da ação erosiva no rio.
Ventos
Os ventos realizam erosão e sedimentação, modificando o relevo através da erosão  eólia que se divide em deflação e corrosão.
A acumulação eólica forma as dunas e Löess:
Dunas são montes de areias que se movimentam e se formam no litoral;
Löess tem sua formação através de pequenas partículas de argila, que são transportadas de desertos distantes e depositadas na superfície, logo que a umidade as deixa mais densas.
As águas oceânicas modelam a linha da costa dando origem a diversas paisagens, (resultados da erosão e acumulação de sedimentos), que por sua vez determinam a formação de praias, restingas, lagunas e tômbolos.
As geleiras são formações sólidas de água doce, que podem ser de montanhas ou continentes. Nessas regiões a precipitação é em forma de neve.

Os seres vivos (tanto os vegetais quanto os animais) transformam o relevo, de maneira menos violenta e intensiva que os outros agentes. O homem interfere construindo túneis, estradas, aterrando, extraindo minerais, assim se tornando um poderoso agente modificador do relevo.

                                                                                                                                Geografia 1° ano. Ed.Positivo, projeto eco. Imagens:google.

3 comentários: