sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ONU, OTAN e Pacto de Varsóvia

Resultado de imagem para bandeira da Onu
A ONU é uma organização constituída por governos de vários países do mundo. Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos).
Maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
A ONU é presidida pelo secretário geral, António Guterres, que assumiu em 2017 no lugar do sul – coreano Ban Ki-moon, que completou dois mandatos na função. As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe. Sua sede fica localizada na cidade de Nova Iorque.

Conselho de Segurança
O Conselho de segurança é o órgão da ONU que delibera sobre assuntos relacionados à paz mundial. Ela decide sobre o envio de forças a países em conflito e sobre sanções internacionais contra países que não seguem suas resoluções. É formado por 15 países, que avaliam se existe alguma ameaça internacional e decidem como contê-la. Em alguns casos, a decisão tem força de lei.
Com o fim da Segunda Guerra, em 1945, os vencedores formaram a ONU e o CS. Os aliados (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido e França e, posteriormente, a China) tornaram-se os membros permanentes. Os outros dez são temporários e ocupam a vaga por dois anos.
Primeiro, tenta-se um acordo com o país em questão. Se o acordo não ocorrer, vota-se uma solução mais direta, como uma eventual ação militar. É preciso que nove dos quinze países digam “sim” para a decisão valer. Mas os membros permanentes têm direito de vetar qualquer proposta.

OTAN
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma organização militar que se formou no ano de 1949. Ela foi constituída no contexto histórico da Guerra Fria, onde o mundo vivia a bipolaridade bélica e ideológica entre Estados Unidos e União Soviética. Os EUA, já esperando uma futura guerra, literalmente falando, contra a URSS, idealizaram a OTAN, contando com o Canadá e os países da Europa ocidental, para assim garantir a ajuda de seus aliados. A OTAN existe e atua até os dias de hoje. Os objetivos principais da OTAN na atualidade são garantir a segurança militar no continente europeu e exercer influências nas decisões geopolíticas da região.   

Países membros
Alemanha Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Estónia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.

Pacto de Varsóvia
O Pacto de Varsóvia, também conhecido como Tratado de Varsóvia foi um acordo de cooperação militar firmado em 17 de maio de 1955 pelos oito países que formavam o Bloco do Leste (países socialistas). Recebeu este nome, pois o tratado foi firmado na cidade de Varsóvia (Polônia). A sede da aliança militar ficava na cidade de Moscou. 
O Pacto de Varsóvia era liderado pela União Soviética e surgiu no contexto da Guerra Fria, momento da história em que houve uma grande corrida armamentista entre países socialistas e capitalistas.

Objetivos principais
Ser um bloco militar que pudesse fazer frente à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), composta por países capitalistas e liderada pelos Estados Unidos.
Proteger os países membros de um possível ataque militar da OTAN. Defesa mútua em caso de ataque a algum país membro.
Organizar militarmente os países do Bloco do Leste. Foi estabelecido um Estado Maior conjunto que serviria para coordenar os esforços nacionais em caso de guerra.
Evitar uma declaração de guerra entre os países membros e as potências ocidentais.

Países membros
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (líder), Bulgária, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Albânia, Romênia.
O fim do Pacto de Varsóvia deve ser entendido no contexto das mudanças ocorridas no leste europeu, principalmente na União Soviética, a partir de 1989. Com o fim dos regimes socialistas no leste europeu, o Pacto de Varsóvia deixou de fazer sentido. A dissolução oficial foi firmada na cidade de Praga em 1 de julho de 1991.

Imagens: google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário