quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dinâmica climática no Brasil

·         Conceito de tempo: é o conjunto das condições atmosféricas de determinado lugar em determinado momento;
·         Clima: é a média das condições atmosféricas desse lugar, ou seja, é o resultado da repetição de um determinado tipo de tempo, por anos sucessivos, nesse lugar.
·         O tipo de tempo é definido pela interação de alguns elementos básicos da atmosfera: a temperatura, a pressão, a umidade e a precipitação, que variam sob a ação de inúmeros fatores, entre os quais se destacam a altitude, a latitude, a maritimidade, o relevo e , sobretudo, as massas de ar.
·         O Brasil é um país de dimensões continentais, seu clima é influenciado por uma gama de fatores. Três deles se destacam, por exercerem influência direta: a latitude, a altitude e as masas de ar.
      Latitude
·         A posição geográfica do Brasil é de baixas latitudes. Os pontos extremos são: norte-sul é à nascente do Rio Ailã (RR) até o Arroio Chuí (RS) são 4394,7 Km;
·         Nascente do Rio Moa (AC) até Ponta do Seixas (PB) são 4319,4 Km;
·         No extremo norte na latitude 5°N e o extremo sul na latitude de 33°S. Dessa forma, cerca de 92% do seu território localizam-se na faixa intertropical do planeta, em que predominam os climas quentes.
·         Em Macapá, no Amapá, a temperatura média é de 26,9°C e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul é de 20°C.     
      Altitude
·         O relevo do Brasil caracteriza-se pelo predomínio de baixas e médias altitudes, o que também favorece o predomínio dos climas quentes. Em algumas áreas, especialmente do sul e do sudeste (na chamada “região das terras altas”), onde há altitudes mais elevadas, as temperaturas oscilam mais do que no resto do país.
·         O ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina no Amazonas, medindo 3014 metros de altura.
      Massas de ar
·         O território brasileiro recebe a influência de cinco grandes massas de ar:
·         massa Equatorial continental (mEc) – massa de ar muito quente e extremamente úmida, pois se forma sobre a floresta Amazônica – sobre a qual permanece o ano inteiro – e o centro-sul do país, para onde se estende no verão;
·         massa Equatorial atlântica (mEa) – massa bastante quente e úmida que, ao penetrar no país pelo litoral setentrional, causa chuvas intensas;
·          massa Tropical atlântica (mTa) – formada um pouco ao sul do trópico de Capricórnio, é uma massa de ar quente e úmida devido à sua origem marinha. Desloca-se na direção do mar oriental e meridional do país, ocasionando muitas chuvas orográficas (também chamadas chuvas de relevo;
·         massa Polar atlântica (mPa) – originada no extremo sul da América do Sul, na Patagônia, normalmente atinge o Brasil deslocando-se sobre o oceano. É responsável pelas mais baixas temperaturas e por um alto índice de chuvas frontais (causadas pela ocorrência de frentes).
      Classificação Climática do Brasil
·         Costuma-se destacar oito grandes domínios climáticos no país:
·          Equatorial Super Úmido – abrange a porção mais ocidental da Região Norte, especialmente os estados do Amazonas e do Acre. Sofre a influência direta da mEc durante todo o ano, o que faz com que apresente temperaturas elevadas e chuvas intensas todos os meses.
·         Tropical Úmido do Nordeste – ocorre no litoral oriental da Região Nordeste. Sob a ação direta da mTa, é bastante quente, úmido e chuvoso quase o ano todo. Apresenta uma curta estação seca (outubro a dezembro) e uma maior concentração das chuvas nos meses de outono e inverno.
·         Tropical – abrange maior parte da Região Centro-Oeste, trechos do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia), Sudeste (Minas Gerais) e Norte (Roraima e Pará),  além do litoral das regiões Nordeste e Sudeste. Sob a influência da mTc e da mTa, apresenta temperaturas elevadas o ano todo e chuvas intensas, porém concentradas no verão, com um inverno muito seco.   
·         Semiárido – ocorre no interior da Região Nordeste, que abrange quase todo o Sertão Nordestino e o vale médio do rio São francisco (trecho conhecido como Polígono das Secas). Área atingida esporadicamente pela mTa, que após causar chuvas orográficas na passagem pelo litoral, aí chega com um mínimo de umidade. Caracteriza-se pelas elevadas temperaturas o ano todo e por chuvas escassas e irregularmente distribuídas ao longo do ano.
·          Tropical de altitude – típico das áreas planálticas e serranas da região sudeste, abrange parte de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte do Paraná. Sofre a influência da mTa , que ao chegar ao litoral (Serra do Mar) descarrega muita chuva. Elevando-se depois, na direção do planalto , é ainda muito úmida, mas passa a apresentar uma suave queda térmica. Caracteriza-se por temperaturas brandas e chuvas intensas, concentradas no verão. No inverno, é relativamente comum a ocorrência de geadas.      
·         Subtropical com verões quentes – ocorre ao sul do trópico de Capricórnio, ou seja, na porção meridional de São Paulo, parte do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sob a ação direta da mPa, apresenta temperaturas médias mais baixas e elevada amplitude térmica. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e a ocorrência de geadas é frequente nos meses mais frios.  
·         Subtropical com verões brandos – ocorre nas áreas de altitudes mais elevadas da Região Sul, especialmente nos trechos serranos do centro-leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Sob a ação direta da mPa, apresenta as mais baixas temperaturas do países chuvas pouco intensas. No inverno (junho a setembro), além da ocorrência comum de geadas, é frequente a precipitação de neve.

Fonte: Ed. Anglo Ens. Médio, 2008. 

Um comentário: