sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Região Nordeste


A região Nordeste abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Esta região pode ser considerada a mais heterogênea, pois se divide em quatro sub-regiões: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
A região Nordeste é formada por planaltos, chapadas, depressões e uma pequena planície litorânea. Na região da depressão sertaneja encontram-se morros residuais, conhecidos como inselbergs, que se destacam na paisagem.
Os inselbergs, do alemão insel, ilha e berg, montanha, são relevos isolados que se destacam nas grandes superfícies planas.
São também características dos meios tropicais com estação seca e bem definida.
Na parte hidrográfica, o destaque fica para bacia do São Francisco. No percurso de 3000 Km do "Velho Chico" desde a serra da Canastra, em Minas Gerais, até a foz, na divisa entre Alagoas e Sergipe, encontram-se cinco usinas hidrelétricas (Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso, Itaparica e Xingó) e um excelente trecho navegável de 1000 Km entre Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco).
Na economia nordestina destacam-se atualmente, além da agroindústria da cana-de-açucar, as lavouras de frutas para exportação no vale do "Velho Chico" e a exploração de petróleo no litoral e na plataforma continental.
Outro setor em crescimento acelerado é o turismo.
A população é basicamente urbana. As cidades mais importantes são Salvador, Recife e Fortaleza.
As paisagens do Nordeste
No Nordeste existem quatro paisagens distintas:
A Zona da Mata estende-se por uma faixa litorânea de até 200 Km de largura e apresenta clima tropical úmido.
O Agreste, ou zona de transição está situado entre a Zona da Mata e o Sertão. Apresenta trechos úmidos e cheios de brejos (nas proximidades da Zona da Mata) e locais mais secos (nas proximidades do Sertão.
O Sertão ocupa a maior parte do Nordeste. Caracteriza-se pelo clima semi-árido, com chuvas escassas e mal distribuídas. Os solos são rasos e pedregosos, cobertos pela vegetação típica da caatinga.
Entre o Sertão e a Amazônia encontra-se o Meio-Norte.
Também uma área de transição.

Fonte: Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário