quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Brasil em regiões


Região Norte

A região Norte abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ocupando a maior parte do território brasileiro, tem sua área dominada pela bacia do rio Amazonas e pela floresta Equatorial Amazônica.
A região Norte caracteriza-se pelo predomínio de baixas altitudes e por relevo formado principalmente por depressões e planícies. As áreas mais elevadas são encontradas ao norte, no maciço da Guianas, e no planalto Central, ao sul.
Apresenta basicamente clima tropical e equatorial, com pequena amplitude térmica e chuvas abundantes o ano todo. A formação vegetal principal é a floresta Equatorial Amazônica, além de campos, cerrados e mangues.
Encontra-se na bacia Amazônica e possui o maior sistema fluvial do planeta, formado pelo maior rio do mundo em extensão e em volume d'água e seus afluentes. Como atravessa terras baixas, é muito utilizado para navegação.
A região Norte permanece pouco populosa e tembém é pouco povoada. A maioria da população (57,8%) é urbana.
Belém, capital do Pará, é a maior metrópole.
Na economia, sobressaem: o extrativismo vegetal de produtos como látex (matéria prima da borracha), açaí, madeiras e castanha; o extrativismo mineralde ferro na serra dos Carajás (Pará), cobre, níquel, bauxita (para produção de alumínio), manganês, ouro, diamantes, cassiterita, e estanho; os cultivos de mandioca e arroz, que abastecem o mercado interno, e o da soja, destinado à exportação; e a criaçaode búfalosna Ilha de Marajó.
Curiosidades e notícias
O rio Amazonas, nasce nos Andes com o degelo primaveril. O processo de evapotranspiração é outro fator que faz com que o Amazonas seja um rio tão caudaloso.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) comprovaram que o rio Amazonas é o maior do planeta, pois mede 140 Km a mais que o rio Nilo. O Amazonas mede 6992 Km, enquanto o rio Nilo 6852, ocupando o posto de segundo colocado.
O site "Ambiente Brasil", denunciou a hidropirataria, navios estrangeiros de carga, abastecem seus reservatórios com água do Amazonas.
A dessalinização custa US$ 1.50 por metro cúbico e US$ 0.80 com o mesmo volume de água doce tratada.
As águas salinizadas estão prresentes no subsolo de vários países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita, Kwait e Israel. Eles praticamente só dispõem dessa fonte para seus abatecimentos. O Brasil importa desta região cerca de 5% de todo opetróleo que será convertido para gasolina e outros derivados considerados de densidade leve. Esse procediento de retirada do sal é feito por osmose reversa, algo extremamente caro.
(Fontes pesquisadas: Site, Ambiente Brasil. Agência Nacional das Águas. Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário