sábado, 2 de outubro de 2010

Região Sudeste


A região Sudeste, abrange os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Sudeste ocupa uma área de relevo elevado, pois a maioria dos terrenos está acima dos 500 metros de altitude.
Esse tipo de relevo facilita um maior potencial hidrelétrico, visto que possui rios mais encachoeirados. São comuns as elevações de topos arredondados, chamadas de "mares de morros". O clima predominante no litoral é o tropical atlântico, enquanto nos planaltos domina o tropical de altitude.
Dentre as formações vegetais, destacam-se a floresta tropical, os campos, e os cerrados. Antes predominante na região, a floresta tropical foi devastada pela ocupação antrópica do território, sendo substituída por plantações, estradas, cidades, ferrovias e etc.
A região Sudeste é a mais populosa e a mais povoada do país. Além das duas metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro), há a metrópole nacional de Belo Horizonte.
A economia do Sudeste é a mais desenvolvida e industrializada. Na agropecuária destacam-se os rebanhos bovinos, além de uma produção agrícola variada variada, na qual sobressaem a cana-de-açucar, a laranja, o café e a soja.
O extrativismo mineral apoia-se nas reservas de ferro e manganês de Minas Gerais. Outro setor importante é a exploração de petróleo na plataforma continental, nas bacias de Campos (litoral fluminense) e de Santos (litoral paulista).
Fonte: Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008.

Um comentário: