segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Região Sul



A região Sul, abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A região Sul apresenta reevo elevado, com altitudes que variam em média entre 600 e 800 m. As maiores altitudes estão do lado oriental, onde se encontram serras falésias.
Devido ao relevo de altas altitudes, o Sul conta com um grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai.
Nas áreas de maior altitude ocorrem as temperaturas mais baixas, com nevascas e geadas. Na região dos Pampas (panície), no extremo sul, as temperaturas são mais elevadas. As principais formações vegetais são a Mata de Araucárias nos trechos mais elevados e os campos cobertos de gramíneas nas áreas mais baixas.
Marcada pela contribuição do imigrante, a economia meridional é baseada na agropecuária. Na pecuária os principais rebanhos são de bovinos, suínos e ovinos. Na atividade industrial sobressaem os setores petroquímico, metalúrgico, de calçados, alimentício, madereiro, têxtil e automobilístico. Em Santa Catarina existem reservas de carvão mineral.

Fonte: Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário