domingo, 24 de abril de 2011

Comunismo de Marx

Comunismo
O comunismo é uma doutrina política e econômica que propõe um sistema social em que a propriedade privada, o individualismo e a economia baseada no lucro sejam substituídos por propriedades coletivas, pelo controle dos principais meios de produção e recursos naturais e pela partilha dos bens produzidos de acordo com as necessidades de cada um. O Estado não existe.
·      Teórico: Karl Marx;
·      Considerado como doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas);
·      Visa à criação de uma sociedade sem classes sociais;
·      Os meios de produção deixariam de ser privados tornando-se públicos;
·      Defende a ausência do Estado;
·      Adoção de uma economia de forma planejada;
·      Acabar com as desigualdades sociais;
Idealizador de uma sociedade com distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu no dia 05 maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História das Universidades de Bohn e Berlim, foi um dos seguidores das ideias de Hegel (Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão, nascido em 27 de agosto de 1770 e falecido em 14 de novembro de 1831).
Marx foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais alemães e franceses, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista.
Ideias Marxistas
·         O capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana;
·         A classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema;
·         O sistema capitalista seria o responsável pelas maiores crises e intensificadas pelas diferenças sociais;
·         O excedente originado pelo trabalhador acaba sempre na mão do capitalista, classe que fica cada vez mais rica à custa do empobrecimento do proletariado;
·         Criador da obra “O capital” em 1867 que tem como tema principal a economia;
·         Juntamente com Engels escreveu “O manifesto comunista”
Marx faleceu em Londres na Inglaterra em 14 de março de 1883. Lênin era marxista, na URSS utilizou ou tentou utilizar as ideias de Marx para sustentar seu comunismo (socialismo). Nem todos os marxistas concordavam com os caminhos utilizados pelo líder bolchevique.
Engels
Friedrich Engels, filósofo alemão e amigo de Karl Marx. Engels nasceu em 28 de novembro de 1820 em Wuppertal, Alemanha. Faleceu em Londres, no dia 5 de agosto de 1895. Engels juntamente com Marx criou o marxismo (socialismo científico).
 Fonte: "Suapesquisa" & "HowStuffWorks".

2 comentários:

  1. esse foi outro texto que eu gostei muito professor bem resumido e bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Sor, esse é o texto para a turma 201 fazer o trabalho sobre Karl Marx né? Débora Castro

    ResponderExcluir