domingo, 1 de maio de 2011

Capitalismo

Sistema capitalista
O capitalismo e a divisão internacional do trabalho (DIT)
Estabelecimentos bancários, cartões de crédito, talões de cheques, aplicações financeiras, mercados de capitais, cotação das Bolsas de Valores, do dólar ao ouro. São partes essenciais para o funcionamento do sistema econômico e social que rege o mundo de hoje: o sistema capitalista.
Como funciona o capitalismo:
Tem como principal objetivo o lucro;
 Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção;
Tem no dinheiro ou seus similares (cartões de crédito, cheques) o seu principal meio de troca;
Funciona conforme a lei da oferta e da procura, economia de mercado;
Nas relações trabalhistas predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” sua força de trabalho aos donos dos meios de produção, recebendo um salário, enquanto o proprietário fica com os lucros;
No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes.
A evolução do capitalismo e da DIT
O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, se expandindo posteriormente para a Ásia, África, América e Oceania, que estavam sendo incorporados à economia mundial.
Para entender melhor a evolução do capitalismo, vamos considerar três fases principais nesse processo:
1ª fase: capitalismo comercial ou pré-capitalismo:
2ª fase: capitalismo industrial:
3ª fase: capitalismo financeiro ou monopolista.
As duas primeiras fases são caracterizadas pelas relações entre colônias e metrópoles, que praticamente estabeleceram as relações econômicas do capitalismo monopolista.
O capitalismo comercial
Período das Grandes Navegações ou dos Descobrimentos, quando novas terras, principalmente do continente americano ou Novo Mundo, passaram a fazer parte do mundo até então conhecido: o Velho Mundo;
As regras das relações entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo Pacto Colonial, segundo o qual só podia manter relações comerciais com a metrópole. Surgiu, assim, a primeira divisão internacional do trabalho;
Colônias mandam às metrópoles metais preciosos e especiarias e recebem de volta produtos manufaturados.
Inspirados na teoria econômica mercantilista, os países colonizadores, através do comércio com suas colônias, geraram acúmulo de capital, que permitiu o desenvolvimento do que muitos consideram o início do verdadeiro capitalismo, a sua fase industrial.
 Potências como Portugal, Espanha e outras enriqueceram e se fortaleceram com a atividade comercial e o colonialismo.
O capitalismo industrial                                                  
Fase do capitalismo, que se estende do século XVIII ao XX, foi marcada pela Primeira e pela Segunda Revolução Industrial;
A produção industrial tornou-se a maior fonte de lucro, e o trabalho assalariado passou a ser a relação típica do capitalismo: quem recebia salário acabava consumindo os produtos que ajudava a fabricar. Esse pensamento pode explicar a defesa do fim do trabalho escravo, pois escravos não consumiam. Quem não possuía meios de produção e nem capital, vendia sua mercadoria, ou seja, sua força de trabalho;
Nessa etapa, muitas das antigas colônias da América conseguiram sua independência. Esse período ficou conhecido como imperialismo.
Os monopólios e os oligopólios
A concentração de capital nas mãos de poucas pessoas ou empresas trouxe, como conseqüência, a monopolização e, depois, a oligopolização de vários setores da economia, que passaram a ser dominados por grandes grupos econômicos. O objetivo da união de empresas era enfrentar a concorrência, que ficava cada vez maior.
Conceito:
O monopólio ocorre quando uma empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço. Quando um determinado grupo de empresas domina o mercado e o produto ou serviço, chamamos de oligopólio.
Tipos de oligopólio:
1- Cartel: formado por empresas independentes, que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos, como por exemplo, montadoras de veículos, empresas de tabaco, de exploração de petróleo, etc.
2- Truste: acordo entre empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização. Os trustes podem ser:
 Horizontais: empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos. Ex: produtos de laticínios;
Verticais: empresas que cuidam de todo o processo de produção. Ex: uma empresa que controla a plantação da cana de açúcar até a produção de açúcar e álcool.
3- Conglomerado: constituído por empresas que diversificam sua produção para dominar a oferta de certos produtos e serviços. Um ex. de conglomerado é a Mitsubishi, que fabrica carros, televisores, canetas.   
4- Holding: é o estágio mais avançado do capitalismo. Numa holding, uma empresa, criada para administrar outras, possui a maioria das ações. Ex: Autolatina, Volkswagen, Ford.
O capitalismo financeiro
Depois da Segunda Guerra Mundial, o fato mais marcante do capitalismo financeiro foi à expansão das empresas multinacionais, hoje chamadas de transnacionais. Essas empresas mantiveram a sede em seu país de origem e abriram unidades de produção em países subdesenvolvidos, em busca de menores custos de matéria-prima, mão de obra, incentivos fiscais e mercado consumidor. Em conseqüência, esses países se industrializaram como aconteceu com Brasil, México, Argentina, Índia e África do Sul e mais tarde, com os Tigres Asiáticos (Cingapura, Taiwan, Coréia do Sul e Hong Kong).
Fonte: "Geografia Geral e do Brasil". Vol. único. 

2 comentários: