quinta-feira, 14 de abril de 2011

Antropismo

As mudanças na paisagem

O homem cria e ao mesmo tempo destrói. Com a Revolução Industrial , ocorreram diversas mudanças sociais e econômicas, além de transformações na paisagem. Vejamos algumas:
Econômicas - Barateamento dos produtos industrializados; organização da produção com divisão de tarefas (cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo).
Sociais - Aumento da população; surgimento de uma nova classe social: o operariado ou proletariado; agravamento de problemas como o desemprego, a pobreza, a exploração do trabalho infantil, a violência etc.
Políticas - Os novos interesses industriais começavam a fazer pressão para que os governos abandonassem a política mercantilista e adotassem o livre-comércio que permitia a indústria importar insumos mais baratos e exportar mais; ao mesmo tempo, ocorreram as primeiras manifestações doo proletariado por melhores condições de trabalho e maiores salários, e os trabalhadores organizaram-se em associações que, posteriormente, deram origem aos sindicatos.
Espaciais - Construíram-se as ferrovias e surgiram os novos povoamentos ao longo do seu traçado. O êxodo rural (deslocamento dea população do campo para as áreas urbanas) aumentou a concentração populacional, o número de cidades e os seus territórios; houve maior investimento nas cidades, dotando-as de equipamentos, como iluminação pública, ruas e distribuição de água encanada. Em consequência,  ocorreram o aumento de problemas urbanos como a proliferação de moradias precárias (cortiços e favelas).  

Fonte: Conexões "Estudos de Geografia Geral". Editora Moderna.

3 comentários: