sábado, 1 de dezembro de 2012

Blocos econômicos resumidamente falando


Se a globalização parece tender a tornar o mundo um só, os países parecem preferir ir por partes. Blocos de comércio regional, como a União Europeia, o Mercosul e o Nafta, estabelecem um mercado livre de tarifas alfandegárias.

     Mercosul
·   Fundado em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção. Em dezembro de 1994, foi aprovado o Protocolo de Ouro Preto, que estabelece a estrutura institucional do MERCOSUL e o dota de personalidade jurídica internacional.
·   Países fundadores: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. São Estados Associados do Mercosul a Bolívia (desde 1996), o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003), a Colômbia e o Equador (desde 2004). Ainda que não sejam Estados Associados, em 2012,Guiana e o Suriname passaram a contar com formas de participação nas reuniões do MERCOSUL.
·      Atualmente, conta com a Venezuela como membro fixo. A Bolívia está para se tornar o sexto Estado Parte.
·      Membros associados: Bolívia, Chile, Equador e Peru.
·      Propósito: promover maior integração comercial entre os membros, mesmo enfrentando dificuldades.
Em 2009, a Argentina, com o objetivo de proteger a indústria local, estabeleceu altas taxas de importação sobre produtos eletrônicos brasileiros. Já o Chile tem preferido fazer acordos bilaterais com outros países individualmente, desconsiderando o bloco.

     Nafta
·      Fundado em 1994.
·      Países membros: México, Canadá e Estados Unidos.
·   Problemas enfrentados: fazendeiros mexicanos reclamam dos subsídios que os Estados Unidos dão a seus produtores. O acordo não favorece a mobilidade de pessoas para os Estados Unidos, principalmente os mexicanos.

União Europeia
·      Fundada em 1956.
·      Países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia.
·      Reúne desde 2004 vários ex-membros do antigo bloco soviético.
·      Permite o livre trânsito de cidadãos entre seus países.
·   Moeda em comum, o euro (que não é usado na Inglaterra, Dinamarca, Suécia entre outros).
Contudo, a tentativa de adotar uma Constituição única europeia e a entrada da Turquia no bloco encontram resistência. 

      Tigres Asiáticos
·      Fundação a partir dos anos 1970.
·      Países membros: Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul e Hong Kong.
·      Apresentam em comum o fato de terem obtido um rápido crescimento econômico e desenvolvimento industrial e tecnológico entre as décadas de 1970 e 1990.
·   O termo "tigre" está relacionado com a forma agressiva e rápida que atuaram na economia.
· Utilizaram uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação, incentivos às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiro, forte participação na economia de mercado, inserção na globalização e grande oferta de mão-de-obra barata e disciplinada.
·      A estratégia adotada foi desenvolver produtos com tecnologia agregada e preços competitivos.

      Alca - Área de Livre-Comércio das Américas
·      Fundada em 1994 e assinada por 34 países.
·      Objetivo eliminar, paulatinamente, as barreiras alfandegárias entre os países.
·      Cuba não faz parte deste acordo em função do bloqueio imposto pelos EUA.
·   Quando estiver em pleno funcionamento, a Alca será um dos maiores blocos econômicos do mundo.
·   Em funcionamento, a Alca terá, aproximadamente um PIB (todos os países juntos) de US$ 20 trilhões e uma população de cerca de 850 milhões de habitantes
·      A ALCA encontra resistência de países em desenvolvimento, temerosos da sua implantação.
·      Uma abertura geral poderia provocar a ruína de parques industriais nestes países, devido à fraca economia e o pouco desenvolvimento de alguns países.
     Apec – Cooperação Econômica Ásia – Pacífico
  • APEC começa como um grupo de diálogo informal de nível ministerial, com 12 membros.
  • Em 1993, o ex-presidente dos Estados Unidos, o Sr. Bill Clinton, instituiu a prática de uma reunião anual da APEC pelos líderes econômicos.
  • Os membros fundadores foram: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Coréia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Estados Unidos.
  • Metas: estabelecer a livre circulação de mercadorias e de capitais entre as nações desenvolvidas do bloco e institui-la também nos países em desenvolvimento até 2020 formando uma área de livre-comércio.
  • Países membros: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua - Nova Guiné, Federação Russa, Tailândia Taiwan e Vietnã.
  • Juntos esses países somam mais de 30 trilhões de dólares (aproximadamente 50% da produção mundial).
  • Com uma população de 2,7 bilhões de pessoas (cerca de 40% da população do planeta) o que o coloca como o maior bloco econômico regional em potencial.
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
·         Fundação: 21 de dezembro de 1991.
·   Os líderes de 12 das 15 repúblicas soviéticas reuniram-se em Alma Ata, no Cazaquistão, para instituir e declarar o fim da União Soviética.
·        Entre os 15 países que se tornaram independentes da URSS, três não aderiram à CEI, são eles: Lituânia, Letônia e Estônia, as chamadas Repúblicas Bálticas.
·      Problemas enfrentados: economicamente e socialmente, decorrentes da transição de uma economia planificada e estatizada para uma economia globalizada e cada vez mais competitiva.
·      Países membros: Armênia, Azerbaidjão  Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Geórgia, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
    SADC – Comunidade de Desenvolvimento da África Austral
  • Fundado em 1992 é o mais importante bloco econômico do continente africano.
  • O objetivo é estimular as relações comerciais entre as 15 nações da região meridional da África até tornar-se um mercado comum entre os países membros.
  • Entre as nações que fazem parte da SADC, a África do Sul é o mais importante, pois corresponde economicamente a cerca de 60% da produção total do bloco.
  • Além da SADC, há na África outros blocos econômicos regionais, como a Comunidade Econômica e Monetária da África Central (EMCCA) e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS).
  • Problemas enfrentados: a tentativa de integrar os blocos regionais depara-se com grandes  obstáculos como carência de infraestrutura, baixo nível de industrialização, dependência econômica, pobreza, fome, epidemias, guerras civis, etc.
  • Países membros: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia e Zimbábue.
 O Brasil e a ALCA

O Mercosul ganhou força nos últimos anos – não obstante as crises econômicas enfrentadas pelos países-membros – com a recente adesão do Chile, da Bolívia e do Peru em caráter de países associados.
Tal articulação regional em torno do Mercosul tem posto em xeque a influência dos Estados Unidos na América do Sul, sobretudo no que diz respeito às intenções  de Washington de criar uma área de livre-comércio para todo o continente americano, a Alca.
De acordo com vários especialistas, a criação da Alca traria grandes problemas econômicos à região, principalmente ao Brasil, pois nos Estados Unidos há empresas que dispõem de tecnologia, organização, escala de produção, redes de comercialização, marcas, etc., consideravelmente superiores às brasileiras.
Essa superioridade afetaria o sistema produtivo brasileiro de forma negativa.
A economia brasileira estaria fadada à condição de economia agrícola ou agroindustrial e produtora de bens industriais leves ou tradicionais.
Apesar das limitações e das desvantagens que a Alca pode trazer para o Brasil, há quem defenda a adesão do país a esse acordo, argumentando que, esse o Brasil não participar desse bloco econômico regional, ficará isolado e perderá poder de negociação com outros mercados internacionais.
Não funciona dessa maneira, pois uma área de livre-comércio pode favorecer as trocas comerciais, mas não é o único responsável pela expansão do comércio internacional.
Um ponto negativo destacado é que, a floresta Amazônica poderia ter a exploração de sua biodiversidade monopolizada por empresas norte-americanas.
A Alca é vista por muitos como uma necessidade da economia norte-americana de monopolizar as Américas, dessa forma o Brasil e a maioria dos países americanos perderia sua autonomia na condução de aspectos essenciais da política econômica.
Na visão de muitos a Alca é uma forte ameaça à soberania de cada país.

Portanto, a economia destes países direcionou-se, principalmente, para o mercado externo. São países que apresentam altos volumes de exportação.
Além do desenvolvimento econômico, atualmente, são considerados países que apresentam ótimos índices educacionais e sociais.
OMC
A OMC foi fundamental para a viabilização da queda das tarifas alfandegárias e para a formalização de alianças econômicas regionais.
A OMC foi fundada em 1995, sucedendo o antigo Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt), e tem como objetivo estabelecer regras e acordos que orientem o comércio internacional de produtos e serviços, assim como os fluxos financeiros entre os países.  

Fonte: Apec.org. Suapesquisa.com. Geografia, espaço e vivência, Editora Saraiva. Imagens Google. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário