sábado, 25 de agosto de 2012

Autosuficiência e autodeficiência


                                               
O Brasil, como a Venezuela, é um país autossuficiente na produção de petróleo. Como explicar que na Venezuela o motorista enche um tanque de carro com 10 reais de gasolina e no Brasil, país vizinho, com 10 reais o motorista só recebe 3 litros e meio do combustível? A resposta é simples, mas revoltante. É que na Venezuela, o governo democrático de Hugo Chaves estatizou a empresa produtora de petróleo e garante prioridade servir a seu povo. Já no Brasil, o governo também dito democrático, continua mantendo a Petrobrás como empresa semiprivatizada e entregue totalmente ao mercado financeiro.
Assim, 51% do lucro da empresa é estatal e 49% pertencem aos acionistas e estes exigem ganhar mais lucros. A Petrobrás não tem mais o controle do Estado brasileiro, é uma empresa privada e segue a lei do mercado. Assim não tem jeito de o governo baixar o preço dos combustíveis. Hoje sobe o preço do óleo diesel, amanhã sob o preço da gasolina e ninguém pode contestar. É a lei do mercado dizem. É o absurdo de uma sociedade que lutou ferozmente em 1950 na campanha pelo “petróleo é nosso” e agora o petróleo é deles, por conta das privatizações das empresas estatais.
Assim também acontece com o etanol. O Brasil é pioneiro na invenção do combustível vegetal, da cana de açúcar, no entanto o preço do etanol é um absurdo de caro. Quem controla o preço do etanol são os usineiros de cana de açúcar. Se o governo brasileiro fosse como o de Hugo Chaves, que muitos consideram ditador, o etanol poderia também ser estatal e o preço desse combustível poderia ser mais barato, porque mais ecológico. Porém, o governo brasileiro é mais democrático que o da Venezuela e por isso, deixa o livre mercado do etanol.
Este é o país que vai pra frente, enquanto seu povo paga o preço e um quarto da população depende do bolsa família. Com tal submissão ao mercado financeiro o Brasil, autossuficiente na produção de combustíveis e na produção de soja, minérios e gado, também carrega a vergonha de ¼ de sua população viver na miséria. 50 milhões de brasileiros dependem da mixaria do bolsa família. Ontem o petróleo era nosso e hoje é dos acionistas da Petrobrás. Triste democracia que é humilhada pela Petrobrás da Venezuela que enche um tanque com 10 reais de gasolina!

Fonte: imagens Google. Rádio rural de Santarém

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos! Uma pesquisa realizada pelo site globo.com mostra a variação no preço do combustível. Na Venezuela, a gasolina é vendida por R$ 0,03 (três centavos), enquanto no Brasil que se diz autosuficiente, o preço é de R$ 2,75 (RS). Isso é autosuficiência?
    Abraço!

    ResponderExcluir