domingo, 15 de maio de 2011

Revisão

O socialismo idealizado por Marx obteve ascensão durante a Revolução Russa de 1917 com os bolcheviques. No começo do século XX, a Rússia passou por uma crise social e econômica. A desigualdade era enorme entre os camponeses e a nobreza (dona de terras). O regime do czar Nicolau II foi seriamente abalado por protestos, em 1915. As lideranças socialistas organizaram os operários em conselhos, os sovietes, nos quais se debatiam decisões políticas. O czar prometeu reformas; estabeleceria um governo constitucional e convocaria eleições para o parlamento (Duma), responsável de elaborar uma constituição. Os mencheviques e outros partidos deram-se por satisfeitos. Já os bolcheviques – socialistas revolucionários liderados por Lênin, exigiram o fim da monarquia.
A família do czar Nicholas Alexandrovich Romanov foi assassinada em Julho de 1918. No massacre foram mortos O czar Nicolau II e sua esposa, a czarina Alexandra juntamente com suas filhas Olga, Tatiana, Maria, Anastácia e Alexei. Os assassinatos foram cometidos por Yacov Yarovsky a mando de Yacov Mikhailovitch Sverdlov, braço direito de Vladimir Lênin. Mesmo que de maneira equivocada, a intenção era a de que nenhum membro da família imperial pudesse reclamar o trono da Rússia. Era o início de uma nova era. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) surgiria a partir de 1922, o que para muitos seria a glória de um novo regime igualitário, anos depois iria virar um pesadelo. Lênin era formado em direito, casado com Nadezhda Krupskaya, veio a falecer em 1924 aos 53 anos. Josef Stálin foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista em 1922. Muito ambicioso, conseguiu apoio para suceder Lênin. Para tentar converter a Rússia agrícola, numa potencia industrial, Stálin instituiu o primeiro plano quinquenal para impulsionar a industrialização. seu mandato durou de 1924 a 1953. Em 1985 Mikhail Gorbatchev assumiu, aos 54 anos, a secretaria do Partido Comunista, chegando ao poder com projetos de reformas democráticas.  Em 1991, uma forte tensão foi gerada entre conservadores e reformistas. Com isso Gorbatchov deu autonomia às repúblicas, na tentativa de evitar uma guerra civil. Em setembro de 1991, o parlamento votou na dissolução da URSS, e em dezembro Iéltsin declara a independência da Rússia e a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Estava assim extinta a URSS, e no dia 25 de dezembro Gorbatchev renunciou.
As características do regime socialista
Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outros, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos são igualmente divididos entre todos.
• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito, melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados e patrões.
• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os seguimentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.
A comunidade dos Estados Independentes
O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, proporcionou a independência de várias nações que a integravam. Porém, o vínculo estabelecido entre esses países gerou entre eles uma grande dependência nas relações políticas, militares e econômicas.
Nesse sentido, no dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Posteriormente se integraram ao bloco, os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, além do Turcomenistão, que atualmente é um membro associado à CEI. A Geórgia entrou para o grupo em 1993, mas desligou-se do grupo em 2009, e os três países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia) são os únicos países que compunham a União Soviética que nunca fizeram parte da CEI.
Muro de Berlim
Tinha 155 km, interrompia 8 linhas de trens urbanos na cidade, quatro metrôs, 193 ruas e avenidas e atravessava 24 km de rios e 30 km de bosques. Sem dúvida foi um dos principais símbolos da denominada Cortina de Ferro. Seu surgimento se deu no auge da Guerra Fria em 1961, sua existência durou quase 28 anos. O muro era símbolo não só da divisão da capital alemã em oriental (comunista) e ocidental (capitalista), mas também da separação do mundo em dois blocos de poder. Caracterizava-se a ordem bipolar, ou seja, o poder nas mãos de duas potências de um lado à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (socialista) e do outro os Estados Unidos (capitalista).
Obs. Um fator importante nesse contexto da construção do muro de Berlim foi o grande êxodo de pessoas do lado oriental para o lado ocidental.
A Queda do Muro de Berlim
Houve uma significativa mudança na URSS a qual levou ao aumento das pressões contra o Muro, na década de 80. EM 1989 era muito grande a pressão para o governo socialista facilitar viagens dos alemães orientais. Em consequência veio a queda do muro em novembro do mesmo ano. Após o anuncio sobre a queda do muro de Berlim uma multidão se aglomerou nos postos de fronteira, todos queriam participar da derrubada de um símbolo que marcou durante anos as suas vidas. Junto com o muro também caíram o sistema socialista europeu e a Guerra Fria.
Obs. O presidente Mikhail Gorbatchev ficou no poder de 1985  a 1991. Foi este presidente o introdutor da Perestroika e Glasnost (reestruturação e transparência).
Após a queda do muro de Berlim e da URSS, a ordem bipolar saia de cena e dava espaço a ordem multipolar, ou seja, iria figurar no cenário geopolítico não duas potências somente. Era o fim da chamada Guerra Fria e da divisão do mundo em dois regimes. Uma guerra não feita de tiros e nem de ataques propriamente ditos, mas de tensões. Uma guerra de nervos em que várias vezes o mundo esteve em vias de quase

3 comentários:

  1. Oi pessoal!
    Com essa postagem se torna mais fácil compreender a matéria. Qualquer dúvida a gente conversa.
    Um forte abraço à todos!

    ResponderExcluir
  2. O Prof isso também é pras 8º séries, essa revisão ai ??

    ResponderExcluir
  3. valeu pela revisão sor agora é so da uma estudada pra prova!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir