O conjunto de todos reservatórios de água que existem no planeta forma a hidrosfera. Muito provavelmente, a origem da hidrosfera está associada à condensação do vapor d'água que existia na atmosfera primitiva quando ocorreu o refriamento da superfície do planeta, em sua história geológica. Mas ainda não existe uma teoria científica conclusiva sobre a origem desse processo, dessa forma não existiria nem água nem vida no planeta.
Pesquisas recentes de alguns geólogos, afirmam que a água pode ser muito mais antiga do calculamos.
Acredita-se que a água possa ter vindo juntamente com os corpos celestes que bombardearam o planeta, durante bilhões de anos.
Os asteróides ou cometas quando caem, além de trazer consigo ferro, níquel e magnésio, os cientistas pensam que água, oxigênio, ouro e platina também existam em alguns asteróides.
Acredita-se que alguns asteróides possam ter trazido consigo pedras de sal, parecidas com as de sal de cozinha. Dentro dessas pedras de sal há partículas de água.
Um número infindável de pequenos pedaços, possa ter abastecido a superfície do planeta com água, caso seja verdade, será uma revolução, pois a água estaria no planeta há mais de 4,2 bilhões de anos. Os estudos comprovam e se isso ocorrer o planeta pode ser mais antigo do que datou Arthur Holmes em 4,5 bilhões de anos. Mudaria toda a concepção do que se sabe hoje em dia.