sábado, 9 de outubro de 2010

Os tipos de clima existentes no Brasil

Entendendo o clima
O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil está situado, na maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas -chamadas de zona intertropical- nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.
A amplitude térmica - diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas no decorrer do ano - é baixa, em outras palavras: a variação de temperatura no território brasileiro é pequena.
Os tipos de clima do Brasil
Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar.

De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes:
Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.

Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.

Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.

Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.

Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.
- A ciência responsável pelo estudo do clima e o tempo é a Geografia conhecido como climatologia.
- As mudanças climáticas têm provado, na atualidade, o derretimento das calotas polares e a intensificação do processo de desertificação.
Fonte: suapesquisa.com.br

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Região Sul



A região Sul, abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A região Sul apresenta reevo elevado, com altitudes que variam em média entre 600 e 800 m. As maiores altitudes estão do lado oriental, onde se encontram serras falésias.
Devido ao relevo de altas altitudes, o Sul conta com um grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai.
Nas áreas de maior altitude ocorrem as temperaturas mais baixas, com nevascas e geadas. Na região dos Pampas (panície), no extremo sul, as temperaturas são mais elevadas. As principais formações vegetais são a Mata de Araucárias nos trechos mais elevados e os campos cobertos de gramíneas nas áreas mais baixas.
Marcada pela contribuição do imigrante, a economia meridional é baseada na agropecuária. Na pecuária os principais rebanhos são de bovinos, suínos e ovinos. Na atividade industrial sobressaem os setores petroquímico, metalúrgico, de calçados, alimentício, madereiro, têxtil e automobilístico. Em Santa Catarina existem reservas de carvão mineral.

Fonte: Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008.

Região Centro-Oeste



A região Centro-Oeste, abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.
Localizada em uma área onde predominam os planaltos, as depressões e a planície do Pantanal, a região Centro-Oeste é marcada pela presença de inúmeras chapadas. Nessa área destacamn-se as bacias do Tocantins-Araguaia, a do Prata e parte da Amazônica. O clima é predominantemente tropical com duas estações definidas, inverno seco e verão chuvoso. A formação vegetal dominante é o cerrado, destacando-se também a vegetação de transição do Pantanal e a Floresta Amazônica.
Na economia, os principais cultivos são milho, soja, arroz e algodão, havendo também criação de bovinos de forma extensiva.
Na exploração mineral sobressaem o ferro e o manganês do maciço do Urucum, que abastecem basicamente os países do Mercosul. O turismo está em pleno desenvolvimento, principalmente por causa da flora e da fauna do Pantanal.
Fonte: Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008

sábado, 2 de outubro de 2010

Região Sudeste


A região Sudeste, abrange os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Sudeste ocupa uma área de relevo elevado, pois a maioria dos terrenos está acima dos 500 metros de altitude.
Esse tipo de relevo facilita um maior potencial hidrelétrico, visto que possui rios mais encachoeirados. São comuns as elevações de topos arredondados, chamadas de "mares de morros". O clima predominante no litoral é o tropical atlântico, enquanto nos planaltos domina o tropical de altitude.
Dentre as formações vegetais, destacam-se a floresta tropical, os campos, e os cerrados. Antes predominante na região, a floresta tropical foi devastada pela ocupação antrópica do território, sendo substituída por plantações, estradas, cidades, ferrovias e etc.
A região Sudeste é a mais populosa e a mais povoada do país. Além das duas metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro), há a metrópole nacional de Belo Horizonte.
A economia do Sudeste é a mais desenvolvida e industrializada. Na agropecuária destacam-se os rebanhos bovinos, além de uma produção agrícola variada variada, na qual sobressaem a cana-de-açucar, a laranja, o café e a soja.
O extrativismo mineral apoia-se nas reservas de ferro e manganês de Minas Gerais. Outro setor importante é a exploração de petróleo na plataforma continental, nas bacias de Campos (litoral fluminense) e de Santos (litoral paulista).
Fonte: Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Região Nordeste


A região Nordeste abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Esta região pode ser considerada a mais heterogênea, pois se divide em quatro sub-regiões: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
A região Nordeste é formada por planaltos, chapadas, depressões e uma pequena planície litorânea. Na região da depressão sertaneja encontram-se morros residuais, conhecidos como inselbergs, que se destacam na paisagem.
Os inselbergs, do alemão insel, ilha e berg, montanha, são relevos isolados que se destacam nas grandes superfícies planas.
São também características dos meios tropicais com estação seca e bem definida.
Na parte hidrográfica, o destaque fica para bacia do São Francisco. No percurso de 3000 Km do "Velho Chico" desde a serra da Canastra, em Minas Gerais, até a foz, na divisa entre Alagoas e Sergipe, encontram-se cinco usinas hidrelétricas (Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso, Itaparica e Xingó) e um excelente trecho navegável de 1000 Km entre Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco).
Na economia nordestina destacam-se atualmente, além da agroindústria da cana-de-açucar, as lavouras de frutas para exportação no vale do "Velho Chico" e a exploração de petróleo no litoral e na plataforma continental.
Outro setor em crescimento acelerado é o turismo.
A população é basicamente urbana. As cidades mais importantes são Salvador, Recife e Fortaleza.
As paisagens do Nordeste
No Nordeste existem quatro paisagens distintas:
A Zona da Mata estende-se por uma faixa litorânea de até 200 Km de largura e apresenta clima tropical úmido.
O Agreste, ou zona de transição está situado entre a Zona da Mata e o Sertão. Apresenta trechos úmidos e cheios de brejos (nas proximidades da Zona da Mata) e locais mais secos (nas proximidades do Sertão.
O Sertão ocupa a maior parte do Nordeste. Caracteriza-se pelo clima semi-árido, com chuvas escassas e mal distribuídas. Os solos são rasos e pedregosos, cobertos pela vegetação típica da caatinga.
Entre o Sertão e a Amazônia encontra-se o Meio-Norte.
Também uma área de transição.

Fonte: Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008.