quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Brasil em regiões


Região Norte

A região Norte abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ocupando a maior parte do território brasileiro, tem sua área dominada pela bacia do rio Amazonas e pela floresta Equatorial Amazônica.
A região Norte caracteriza-se pelo predomínio de baixas altitudes e por relevo formado principalmente por depressões e planícies. As áreas mais elevadas são encontradas ao norte, no maciço da Guianas, e no planalto Central, ao sul.
Apresenta basicamente clima tropical e equatorial, com pequena amplitude térmica e chuvas abundantes o ano todo. A formação vegetal principal é a floresta Equatorial Amazônica, além de campos, cerrados e mangues.
Encontra-se na bacia Amazônica e possui o maior sistema fluvial do planeta, formado pelo maior rio do mundo em extensão e em volume d'água e seus afluentes. Como atravessa terras baixas, é muito utilizado para navegação.
A região Norte permanece pouco populosa e tembém é pouco povoada. A maioria da população (57,8%) é urbana.
Belém, capital do Pará, é a maior metrópole.
Na economia, sobressaem: o extrativismo vegetal de produtos como látex (matéria prima da borracha), açaí, madeiras e castanha; o extrativismo mineralde ferro na serra dos Carajás (Pará), cobre, níquel, bauxita (para produção de alumínio), manganês, ouro, diamantes, cassiterita, e estanho; os cultivos de mandioca e arroz, que abastecem o mercado interno, e o da soja, destinado à exportação; e a criaçaode búfalosna Ilha de Marajó.
Curiosidades e notícias
O rio Amazonas, nasce nos Andes com o degelo primaveril. O processo de evapotranspiração é outro fator que faz com que o Amazonas seja um rio tão caudaloso.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) comprovaram que o rio Amazonas é o maior do planeta, pois mede 140 Km a mais que o rio Nilo. O Amazonas mede 6992 Km, enquanto o rio Nilo 6852, ocupando o posto de segundo colocado.
O site "Ambiente Brasil", denunciou a hidropirataria, navios estrangeiros de carga, abastecem seus reservatórios com água do Amazonas.
A dessalinização custa US$ 1.50 por metro cúbico e US$ 0.80 com o mesmo volume de água doce tratada.
As águas salinizadas estão prresentes no subsolo de vários países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita, Kwait e Israel. Eles praticamente só dispõem dessa fonte para seus abatecimentos. O Brasil importa desta região cerca de 5% de todo opetróleo que será convertido para gasolina e outros derivados considerados de densidade leve. Esse procediento de retirada do sal é feito por osmose reversa, algo extremamente caro.
(Fontes pesquisadas: Site, Ambiente Brasil. Agência Nacional das Águas. Enciclopédia do Estudante. Editora Moderna, 2008)

domingo, 26 de setembro de 2010

As regiões do IBGE




Divisão regional: aspectos gerais
A atual divisão regional do Instituto Brassileiro de Geografia (IBGE) estabelece para o Brasil cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. É a proposta formulada em 1969 e modificada em 1977, quando foi criado o Mato Grosso do Sule em 1988, com o surgimento do Tocantins, incluído na região Norte.
Essa regionalização respeita os limites estaduais e permite estudar a variedade dos aspectos físicos, econômicos e culturais do Brasil. No entanto, não é muito rigorosa, por vários dos aspectos analisados não coincidem com as fronteiras das unidades federativas.
Por exemplo, o sertão semiárido não se limita à região Nordeste e estende-se até o norte de Minas Gerais, formando o "Polígono das Secas".
(Fonte: Enciclopédia do Estudante, 2008. Editora Moderna)

sábado, 25 de setembro de 2010

A regionalização do Brasil



Divisão regional de 1941
A primeira divisão regional oficial do Brasil foi divulgada pelo IBGE em 1941. A ênfase estava nas localizações, em detrimento das análises das características físicas, humanas e econômicas das áreas que agrupava. Assim, ainda em 1941, o IBGE apresentou uma nova proposta de regionalização que visava facilitar os estudos estatísticos elaborados pelo governo, além de servir de suporte para o ensino de Geografia do Brasil nas escolas .
Essa divisão regional utilizava como critério conceito de vegetação natural, considerando prioritariamente o clima, a vegetação e o relevo, e estabelecia cinco grandes regiões para o país: Norte, Nordeste, Leste Sul e Centro-Oeste.
Divisãoregional de 1945
A divisão regional feita em 1945 manteve as grandes regiões da divisão de 1941, mas acrescentoucategorias hierárquicas, como as grandes regiões, as regiões, as sub-regiõese as zonas fisiográficas, além dos novos territórios federais criados em 1942(Fernando de Noronha) e 1943 ( Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã e Iguaçu)
Estabelecia cinco grandes regiões para o Brasil, ainda com base nos aspectos naturais: Norte, Nordeste (dividido em ocidental e oriental), Centro-Oeste, Leste (dividido em setentrional e meridional) e Sul.
A regionalização desse período foi aceita até 1969, quando as transformações desencadeadas pela industrialização e a urbanização obrigaram o IBGE a estabelecer uma nova regionalização.
Divisão regional de 1969-1970
No início dos anos 1970, adotou-se o conceito-base das regiões homogêneas definidas pela combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos. Mas não havia um limite preciso entre os elementos físicos e humanos de uma região para outra. A região Leste desapareceu, e a Bahia e o Sergipe passaram a integrar a região Nordeste.
Na região Sul ficaram somente os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enquanto São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo passavam a constituir a nova região Sudeste.
Esse formato de divisão regional é o que premanece até hoje, embora tenha sofrido algumas alterações posteriores. Em 1977, por exemplo, o Centro-Oeste passou a contar com mais um estado, em virtude do desmembramento de Mato Grosso, que originou o Mato Grosso do Sul, e em 1988 surgiu o estado de Tocantins, com a divisão de Goiás. O Tocantins foi incluído na região Norte, devido a sua forte articulação econômica com o estado do Pará e com o sul do Maranhão.
(Fonte: Enciclopédia do Estudante, 2008. Editora Moderna)